Como transformar processos offline em processos digitais na sua empresa 15/06/2021 14:30:41 <p>Nossa realidade nos obriga a usar cada vez mais os processos digitais para aumentar as vendas e manter o sucesso de cada negócio. Por isso, migrar os processos offline para o os processos digitais é uma ótima maneira de ampliar o alcance da sua empresa. Ao aplicar a automatização no trabalho remoto, é possível usar menos o tempo presencial do funcionário e otimizar os serviços. </p><p>Desde o início da pandemia do coronavírus, o trabalho remoto tornou-se uma tendência que veio para ficar. Neste cenário, faz-se necessário para o empresário do século XXI utilizar a tecnologia em seu benefício e investir em processos que sejam práticos e úteis para o funcionamento da empresa. </p><p><br></p><p>As vantagens dos processos: offline e online</p><p>Ambas as formas têm seus pontos positivos e negativos. O seu cliente que irá decidir se ele prefere comprar online ou offline. Mas afinal, o que o meu cliente e a minha empresa ganham escolhendo uma ou outra?</p><p>Processos offline: </p><p>- A ansiedade e o imediatismo de ter o produto em mãos já no ato da compra é uma das vantagens das vendas em lojas físicas.</p><p>- É possível analisar e, em algumas situações, experimentar o produto e/ou serviço evitando trocas e possíveis arrependimentos. </p><p>- Diminuição nos riscos de atraso de entrega ou na danificação do produto por terceiros. </p><p>Processos digitais:</p><p>- Seu cliente encontrará a disponibilidade total por parte da sua empresa, já que a loja virtual permanece aberta 24h por dia e 7 dias na semana! O melhor desse processo é que não há gastos a mais com funcionários para isso. </p><p>- O acesso à loja é fácil, rápido, de qualquer lugar do mundo e através de qualquer tipo de dispositivo com internet. </p><p>- Sempre há a possibilidade de pesquisa de preço e de diferentes formas de pagamento. Sendo possível analisar a concorrência, além de proporcionar os melhores preços com descontos e promoções. </p><p>A loja física pode ser um complemento para a loja online ou vice-versa. O importante é as duas funcionarem em conjunto para que possam satisfazer sempre a experiência de compra dos clientes. </p><p>Ainda assim, a loja virtual no atual cenário brasileiro, o processo digital se torna um dos meios mais atraentes para o investimento da sua empresa! Por isso nos próximos tópicos veremos um pouco mais sobre como valorizar o seu e-commerce e entrar no mundo digital:</p><p>Adaptando processos ao mundo online:</p><p>Como já mencionamos anteriormente, para quem empreende em 2021, sabe que a presença digital e a venda através de aplicativos e sites podem ser muito vantajosos para alavancar o seu produto ou serviço.</p><p>Então, buscando a adequação com a cultura digital, trouxemos algumas formas de adaptar seus processos offline ao mundo online: </p><p>Automatize o atendimento pelo WhatsApp</p><p><span style="white-space:pre"> </span>Considerando que o WhatsApp é um dos aplicativos mais populares do mundo, sua empresa não pode ficar de fora desse formato de atendimento ao cliente. Através do WhatsApp Business API, você consegue automatizar o atendimento ao cliente. </p><p><span style="white-space:pre"> </span>Com os investimentos em chatbots e empresas especializadas com o atendimento automatizado, é possível criar uma estratégia de compra através de uma conversa com inteligências artificiais que se aproximam da interação com um atendente real. </p><p>Vendas por e-commerce e por aplicativos</p><p>Tanto o e-commerce, com versão mobile, quanto aplicativos de gestão e vendas são formas de entrar no mundo digital e aumentar o desempenho do seu comércio. Além de melhoram a experiência do cliente durante a compra, sendo um ponto positivo para finalizarem o pedido!</p><p>Uso de softwares personalizados</p><p>Uma das principais vantagens em investir em softwares personalizados é a possibilidade de adaptar cada função do software ao fluxo de trabalho e processos de negócios internos e externos de cada empresa. Assim, não há necessidade de se adaptar a soluções genéricas e pré-prontas. </p><p>O software personalizado é interativo e, com uma Fábrica de Softwares por exemplo, você pode manter um acompanhamento da funcionalidade do software da sua empresa, com atualizações constantes para manter a sua empresa sempre à frente quando se trata de tecnologia.</p><p>Gestão de Estoque online</p><p>Uma boa opção para a gestão da entrada e saída de materiais é através de sistemas ou softwares online que mantém a contagem em dia. Além de poder controlar diversos tópicos em um só lugar, como a descrição dos lotes e a validade dos produtos, quando for o caso.</p><p>Vendas por assinatura</p><p>As vendas por assinatura, ou Clubes de Assinatura, são uma boa opção para aumentar o faturamento da sua empresa. Cada vez mais comum, esse tipo de vendas é adaptável para os dois tipos de loja: física e digital. </p><p>Por esses Clubes de assinatura são cobrados mensalmente, recebendo produtos selecionados e variados mês a mês, elas são mais encontradas no e-commerce e podem ser adaptáveis às realidades de cada público-alvo. </p><p>Essa modalidade serve para qualquer produto que possa oferecer um kit com um bom catálogo de produtos e que variem mensalmente de acordo com cada tipo de assinatura. </p><p>Nessa variedade do mundo digital, a transformação dos processos offline para os processos digitais mostra-se cada vez mais interessante para o empresário brasileiro. Por isso, para finalizar, preparamos duas dicas para o seu negócio fluir ainda melhor no mundo digital.</p><p><br></p><p>Dicas para transformar os processos offline em processos digitais</p><p>DICA 1: O planejamento estratégico é essencial<span style="white-space:pre"> </span></p><p>Para que a transformação digital da sua empresa gere resultados, é importante traçar objetivos e metas para a transformação. Para otimizar cada vez mais o seu dinheiro e o tempo de trabalho dos seus funcionários, é essencial ter os objetivos estabelecidos.</p><p>Veja mais no nosso e-book: (Da análise às ferramentas: um guia simples e direto para garantir o seu negócio no mundo digital)</p><p>DICA 2: Integre o mundo online e offline</p><p>Uma das formas de automatizar o trabalho remoto e aumentar o rendimento dos seus funcionários é através da comunicação unificada do mundo online e do mundo offline da sua empresa.</p><p>Com esse processo digital, também conhecido como omnichannel, o cliente terá acesso às mesmas informações tanto nas redes sociais, no site, no chatbot no WhatsApp, quanto nas lojas físicas e virtuais.</p><div><br></div>